quarta-feira, 13 de julho de 2011

A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DE BONS LEITORES

MARIA ELISANGELA FERREIRA LIMA
MARIA FABIA DOS SANTOS ARAÚJO
MARIA JOSE CARDOSO MENDES JOAQUIM
ROSIMEIRE SOUZA GONÇALVES




A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DE BONS LEITORES









Peixoto de Azevedo - MT
2011

SUMÁRIO

1. NTRODUÇÃO...................................................................03
2. TEMA............... ........................................ ...............04
3. PROBLEMA....................................................................05
4. JUSTIFICATIVA ..............................................................06
5. OBJETIVOS GERAL ............................................................07
6. OBJETIVO ESPECIFICO ........................................................07
7. METODOLOGIA ............................................................. . 08
8. REFERÊNCIAS................................................................ 09





INTRODUÇÃO


O processo de introdução e domínio efetivo no cotidiano escolar no desenvolvimento e incentivo ao gosto pela leitura é também uma forma de atuação social, além de ser o grande desafio das escolas, amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, objetivam preparar o aluno para atuar de forma critica e integrada a  sociedade (FREIRE, 1970)

Guimarães (1984) chama de “efeito cavalo de Tróia” a introdução maciça de computadores nas escolas brasileiras. Ou seja, quando se introduz um novo instrumento na escola, sua implantação se dá através do programa didático, o que atrela recurso a todos os conteúdos e a todos os passos da aprendizagem.

O autor diz ainda que o resultado é a “sofisticação” do ensino autoritário e tradicional por meio da nova tecnologia.

As novas tecnologias estão inseridas no cotidiano das pessoas, seja no lazer ou no trabalho. Nesse sentido, novas formas de leitura e escrita inserem-se no dia a dia, fazendo da escola um local especial de ensino e aprendizagem desses novos gêneros textuais. Dessa maneira, uma preparação dos estudantes e dos docentes torna-se fundamental para o acolhimento desses novos gêneros textuais e dessas novas formas de ler e escrever.

.



TEMA

A tecnologia na formação de bons leitores



DELIMITAÇÃO DO TEMA

A tecnologia na formação de bons leitores na Escola Estadual Luciene Cardoso de Oliveira



PROBLEMA


No ano de 2009 foram detectadas as dificuldades dos alunos em relação à leitura e interpretação dos textos lidos, devido a essas constatações, buscamos propor um projeto de leitura, aonde utilizaremos a tecnologia e a parceria da Biblioteca, formando assim uma biblioteca Virtual, voltado, especificamente, para clientela de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois acreditamos que não será possível transmitir conhecimentos sem a ajuda da tecnologia. Apenas registros impressos não contemplarão as instantâneas mudanças da história humana contemplada pelos meios tecnológicos de comunicação disponibilizados socialmente aos seres com sede de aprender.
.




JUSTIFICATIVA



A Escola é um espaço inovador, responsável pela transformação e desenvolvimento dos debates, da transmissão de conhecimentos, do fazer, do aprender aprendendo, frente à responsabilidade social própria da Escola, pensamos em desenvolver o Projeto na Unidade Luciene Cardoso de Oliveira no município de Peixoto de Azevedo/MT. Propôs-se o desenvolvimento da Biblioteca Virtual, com a finalidade de fazer com que os alunos desenvolvam o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e Interação na sociedade sendo assim prontamente aceito e envolvido pelos professores.






OBJETIVO GERAL


O objetivo desse projeto é o de estimular os alunos do Ensino Fundamental a ter gosto pela leitura e fazer com que eles entendam que a leitura é um instrumento valioso, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências, o incentivo dos professores juntamente com os colaboradores deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre o aluno e o prazer pela leitura.




OBJETIVO ESPECIFICO




Formar alunos-multiplicadores de leitura na escola;
Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas;
Elaborar oficinas onde todos os funcionários estarão envolvidos;




METODOLOGIA


Leitura compartilhada com os alunos de obras diversas, solicitar que os alunos dêem um novo final ou início à história lida, fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas, fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra.



REFERÊNCIAS



FREIRE, Paulo. Comunicação ou extensão. Paz e Terra, São Paulo, 1970.

GUIMARÃES, Sergio. Sobre educação (Diálogos). 2ªed. Paz e Terra, São Paulo, 1984. V.2, Discussão sobre Meios de comunicação de massa, a informática, o processo educativo e seu substrato político e ideológico.

7 comentários:

  1. Oiiiiiiiiiiii professora tudo bem? olha eu aqui denovo eu vin dizer que te amo e te adoro bjos! abraço

    ResponderExcluir
  2. oiiiiiiiiiiiii professora tudo bem eu soquero que vc saiba que eu gosto muito de vc bjs. de raiane que teadora.

    ResponderExcluir
  3. 5 segundo 5 minuto 5 horas 5 dias 5 semanas 5 meses 5 ano 5 decada 5 seculo e continuarei dizendo 5 letras TE AMO BJOS de sua aluna : bruna

    ResponderExcluir
  4. eeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuu teeeeeeeeeeeee aaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmooooooooooo bbbbbbbbbbjjjjjjjjjjjjoooooooooooooosssssssssssss !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ola professora vc e uma prossora de muinta sorti sabe poque?poque vc e uma querida por todas que te conhece. teadoro bjs de raiane.

    ResponderExcluir
  6. se algum dia eu perde a memoria nao se preucupe porque eu nao televo na cabeça essim nocoraçao bjs de raiane.

    ResponderExcluir