quarta-feira, 13 de julho de 2011

Escola Limpa

ESCOLA ESTADUAL LUCIENE CARDOSO DE OLIVEIRA
SUB PROJETO SALA DO EDUCADOR
NAIR LIMA DA SILVA NATALIA DA S. DE OLIVEIRA MARGARIDA ANA KREUZBEG RAIMUNDA ALVES ROSADO

PROJETO ESCOLA LIMPA 
 
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
jogar lixo no lixo;
organizar as carteiras na sala;
limpar a lousa;
manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.





 
SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO
 
Todas as disciplinas
pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
limpeza dirigida e contínua;
confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
as serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
 

Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina
2.1- HISTÓRIA
Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônico estrutural e visual).
ESTRATÉGIAS
pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
entrevistas com ex-alunos;
observações da alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
2.2- GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
mapeamento e construção da Maquete hidrográfica do córrego das lavadeiras, onde se localiza nossa escola;
pesquisas sobre a localização da escola.
2.3- CIÊNCIAS
as conseqüências da falta de higiene na saúde;
problemas causados pelo lixo, ratos e outros animais;
problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
reciclagem;
meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
pesquisas;
coleta de material;
reciclagem de papel e confecção de objetos.
2.4- LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
poesias, redações, textos e músicas;
reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
frases;
teatro.
ESTRATÉGIAS
montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
2.5- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
artes com papel reciclado;
teatro;
paródias;
cartazes.
ESTRATÉGIAS
desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
montagem de uma peça teatral referente ao tema.
2.6- MATEMÁTICA
problemas sobre a produção de lixo;
gráficos;
ESTRATÉGIAS
Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
2.7- EDUCAÇÃO FÍSICA
gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
campanhas de material de limpeza;
campanhas de alimento não perecíveis;
provas competitivas (relativas ao tema ou não);
montagens de cartazes para anotação de pontuação.




SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Questionários
Cartazes
Maquetes e desenhos
Planta do Prédio
Exposição dos trabalhos feitos
Palestras distribuição de folhetos
Campanhas educativas e preventivas
Relatórios
Redações, textos, filmes
Trabalhos de fantoches
Atividades físicas específicas
Reprodução de temas
AVALIAÇÃO DO TRABALHO
 

PEIXOTO DE AZEVEDO,MT 25 DE ABRIL DE 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário