quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ensino Aprendizagem

GOVERNO DE ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
EQUIPE DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE ESTADO
ESCOLA ESTADUAL “LUCIENE CARDOSO DE OLIVEIRA”.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ELABORADO POR: VILMA YOSHIKO TAKAHASHI CARDOSO PARA SALA DO EDUCADOR 2011


OBJETIVOS DO CURSO:

- Acompanhar o desenvolvimento da Literatura Brasileira desde os primórdios no Brasil, valorizando aspectos culturais da sociedade atual.
- Analisar, criticar obras do período literário em estudo.
- Valorizar a cultura brasileira e promover um posicionamento crítico social que valorize a cidadania.

OBJETIVO GERAL:
Compreender a literatura brasileira como expressão artístico-cultural de cada época histórica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá ser capaz de analisar, criticar e posicionar-se em relação às obras da Literatura Brasileira a partir das relações estabelecidas com a cultura e a ideologia dominante em cada época.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Conhecimento das técnicas relativas à leitura e interpretação de textos antigos até o Romantismo.
Formulação de questões e proposições sobre a interação do sujeito no grupo social.
Produção de estratégias de leitura com objetivos que levem à formação do aluno-leitor.
Desenvolvimento de competências e habilidades relativas à apreciação da literatura.
Desenvolvimento de competências que levem o futuro docente ao uso de processos de leitura com o objetivo de torná-lo um leitor crítico e autônomo.


PROGRAMA:

UNIDADE 1 – 1ª aula

UNIDADE 2– 2ª aula

UNIDADE 3 – 3ª aula

UNIDADE 4 – 4ª aula

UNIDADE 5 – 5ª aula

UNIDADE 6 – 6ª aula

UNIDADE 7 –7ª aula

UNIDADE 8 – 8ª aula

UNIDADE 9 – 9ª aula

UNIDADE 10 – 10ª aula




Semanas / Datas
Abertura
Estruturação das Atividades
Ferramentas da netaula
Atividades dos Alunos

1ª semana

Apresentação da disciplina, professor, tutores e alunos.
Fórum de Apresentação

Apresentação no fórum

Espaço de trocas da turma.

Leitura dos planos e calendário

Disponibilização dos planos e calendário.
Biblioteca


Espaço para tirar dúvidas da condução da disciplina e ambiente
Fórum de Dúvidas Gerais


2ª à 5ª semana

Orientação de estudos da semana 2 até a semana 5.

E-mail, avisos. Biblioteca.
Leitura das orientações

Atividade envolvendo conteúdos de toda a disciplina.
Fórum Avaliativo
Elaboração do trabalho e postagem

Construção de uma atividade envolvendo o conteúdo dos 5 primeiros capítulos.
Fórum Norteador I
Responder às questões propostas

Questões na ferramenta avaliação – 10. Peso: 3.0 para G1.
Ferramenta Avaliação
Realização da atividade avaliativa.

6ª semana

Feedback (opinião, realimentação)
Interação através de fórum
Acesso à NETAULA

7ª à 10ª semana

Orientação de estudos da semana 7 até a semana 10.
E-mail, avisos. Biblioteca.
Acesso à NETAULA

Construção de uma atividade envolvendo o conteúdo dos 5 últimos capítulos.
Fórum Norteador II
Responder às questões propostas

Questões na ferramenta avaliação – 10. Peso: 3.0 para Discursiva.
Ferramenta Avaliação
Realização da atividade avaliativa.
11ª semana

Feedback (opinião, realimentação)
Socialização com professores.
Revisão das atividades

Ações do professor:
Enviar e-mail com boletim semanal aos alunos e/ou fórum mural de recados
Dinamizar fórum social ao longo da disciplina, promovendo o sentimento de turma dentro do contexto Feedback.
Disponibilizar desde a primeira semana o plano de assessoria aos alunos completo e o plano de aulas dos professores, bem como o calendário da disciplina, com datas.
Disponibilizar o plano de atividades na NETAULA, conforme modelo, desde a primeira semana.
Deixar sempre um aviso ativo na NETAULA.


PROCESSO METODOLÓGICO:
O processo metodológico de desenvolvimento das disciplinas ocorrerá através de estratégias de ensino-aprendizagem na modalidade à distância(ON LINE) e presencial – modelo híbrido subsidiadas por:
1.Plano de Ensino-Aprendizagem: planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina: ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina.
2.Plano de Ensino e Tutoria: planejamento das atividades para execução do professor nos encontros presenciais com os alunos. Os professores receberão as orientações para o desenvolvimento do trabalho a ser proposto, assim como as postagens que devem ser feitas nos Fóruns de Integração, a partir das aprendizagens construídas nos encontros.
3.Sala de Integração: ambiente virtual de interlocução e postagens entre os professores da disciplina e a assessoria.
4.Fórum Social: espaço para participação e apresentação do aluno em interação com o professor da disciplina e colegas, bem como socialização de experiências acadêmicas e profissionais.
5.Fóruns Norteadores: espaço destinado à interlocução entre o professor e os alunos com vistas ao desencadeamento dos estudos propostos na disciplina através de debates, reflexões e atividades. Os alunos deverão observar as orientações dadas pelo professor da disciplina e atender a proposta pedagógica de trabalho no que se refere às postagens solicitadas/planejadas.
6.E-mails , Avisos e Murais: ferramentas destinadas às comunicações entre professor e alunos.
7.Boletins Semanais: recurso para comunicação de avisos e organização da agenda semanal de trabalho.
8.Biblioteca Virtual: espaço destinado à disponibilização de materiais fundamentais ao desenvolvimento da disciplina, bem como subsídios complementares que venham a qualificar o processo ensino e aprendizagem.
9.Encontros Presenciais: encontro presencial entre professores e alunos em sala de aula para o desenvolvimento da proposta de trabalho planejada pelo professor da disciplina.
10.Auto-avaliação: espaço para que os alunos se auto-avaliem frente ao processo ensino-aprendizagem.
11.Avaliação da Disciplina: espaço destinado à apreciação dos alunos quanto à proposta pedagógica da disciplina, metodologia, interações, materiais, etc.
12.Leituras: as leituras indicadas deverão ser cumpridas no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor . Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas na Biblioteca Virtual a fim de aprofundar seus estudos e consolidar suas aprendizagens interativamente com o grupo.
13.Reflexões e discussões: Após as leituras, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, idéias e questões. Esses itens formarão a base para a discussão on line – fóruns sociais e norteadores. Os alunos poderão ampliar as questões que estão sendo discutidas e sugerir leituras complementares. O professor postará no fórum as reflexões apresentadas pelo grupo a fim de serem discutidas no decorrer da disciplina.
14.Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo do módulo. Estes exercícios poderão ser individuais ou em grupo conforme a orientação determinada pelo professor da disciplina.
15.Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas etc.) que deverão ser explorados criticamente.
16.Pesquisa de campo: Serão disponibilizadas, conforme a especificidade da disciplina, algumas tarefas que envolvam pesquisas de campo, ou seja, inserção em determinados ambientes institucionais (escola), onde o aluno deverá coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados.
17.Pesquisas teóricas: Serão disponibilizadas, conforme a especificidade da disciplina, algumas tarefas que exigem pesquisas bibliográficas. A apresentação das mesmas deverá obedecer à metodologia científica correta (normas da ABNT).
Vídeo cine: se necessário, o professor da disciplina poderá fazer indicação de filmes, documentários ou pequenos filmes e disponibilizar na biblioteca virtual com o intuito de análise ou problematização dos conteúdos trabalhados.

PROCESSOS AVALIATIVOS: conforme as normas estabelecidas pela escola para os critérios de valores e modalidades avaliativas serão desenvolvidas a partir de três dimensões: avaliação do desempenho do aluno, auto-avaliação e avaliação da disciplina.
a) Avaliação do desempenho do aluno: serão utilizadas técnicas e instrumentos avaliativos adequados às peculiaridades do ensino, com foco desenvolvidos a partir dos conteúdos trabalhados. A avaliação do desempenho do aluno obedecerá aos seguintes critérios:
* Participação dos alunos nos Fóruns Sociais e Norteadores disponibilizados pelo professor responsável pela disciplina na Plataforma Net Aula.
*. Participação: Requer a leitura prévia dos textos indicados, a conseqüente reflexão sobre os mesmos, realização das atividades propostas pelo professor da disciplina e envolvimento nas discussões virtuais e presenciais.
*- Observação: a participação nos trabalhos realizados na escola, monitorada pelo professor.
*_ Avaliação presencial: As avaliações contemplarão questões dissertativas (50%) e objetivas (50%) e deverão ser realizadas presencialmente na sala de aula. A presença do aluno é obrigatória em dia e horário pré-determinados. O aluno deve obter média mínima de 6.0 para ser considerado aprovado na disciplina.
b) Auto-avaliação: em espaço virtual próprio – Fórum para Auto-avaliação, os alunos deverão se auto-avaliarem a partir do desempenho evidenciado na disciplina e das aprendizagens construídas.
c) Avaliação da Disciplina: em espaço virtual próprio, Fórum para Avaliação da Disciplina, alunos deverão apreciar o trabalho proposto na disciplina, bem como fazerem sugestões para aspectos que entendam necessitem ser dimensionados com vistas à qualificação do trabalho pedagógico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: (material didático + 1 Bibl.Virtual + 1 presencial na biblioteca- Conforme normas da ABNT))

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2 ed. São Paulo: Cultrix.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6 ed. Belo Horizonte: Itatiaia Ltda., 2000.

MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira: das origens ao Romantismo. Vol. I. São Paulo: Cultrix, 1999.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ABDALA JÚNIOR, Benjamin, CAMPEDELLI, Samira Youssef. Tempos da literatura brasileira. São Paulo: Ática, 2001.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1988.

____ A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

GONZAGA, Sergius. Curso de Literatura Brasileira. Porto Alegre: Leitura XXI, 2007.


LEITURAS E SITES:
Revista Letras de Hoje (PUCRS); GRAPHOS (UFPB).

www.academia.org.br
www.dominiopublico.br


TEXTOS FUNDAMENTAIS PARA A DISCIPLINA:

LIVRO TEXTO OU PDF
TEXTOS DISPONIBILIZADOS NA BILBIOTECA VIRTUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário