GOVERNO DE ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
EQUIPE DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE ESTADO
ESCOLA ESTADUAL “LUCIENE CARDOSO DE OLIVEIRA”.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ELABORADO POR: VILMA YOSHIKO TAKAHASHI CARDOSO PARA SALA DO EDUCADOR 2011
OBJETIVOS DO CURSO:
- Acompanhar o desenvolvimento da Literatura Brasileira desde os primórdios no Brasil, valorizando aspectos culturais da sociedade atual.
- Analisar, criticar obras do período literário em estudo.
- Valorizar a cultura brasileira e promover um posicionamento crítico social que valorize a cidadania.
OBJETIVO GERAL:
Compreender a literatura brasileira como expressão artístico-cultural de cada época histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá ser capaz de analisar, criticar e posicionar-se em relação às obras da Literatura Brasileira a partir das relações estabelecidas com a cultura e a ideologia dominante em cada época.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Conhecimento das técnicas relativas à leitura e interpretação de textos antigos até o Romantismo.
Formulação de questões e proposições sobre a interação do sujeito no grupo social.
Produção de estratégias de leitura com objetivos que levem à formação do aluno-leitor.
Desenvolvimento de competências e habilidades relativas à apreciação da literatura.
Desenvolvimento de competências que levem o futuro docente ao uso de processos de leitura com o objetivo de torná-lo um leitor crítico e autônomo.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – 1ª aula
UNIDADE 2– 2ª aula
UNIDADE 3 – 3ª aula
UNIDADE 4 – 4ª aula
UNIDADE 5 – 5ª aula
UNIDADE 6 – 6ª aula
UNIDADE 7 –7ª aula
UNIDADE 8 – 8ª aula
UNIDADE 9 – 9ª aula
UNIDADE 10 – 10ª aula
Semanas / Datas
Abertura
Estruturação das Atividades
Ferramentas da netaula
Atividades dos Alunos
1ª semana
Apresentação da disciplina, professor, tutores e alunos.
Fórum de Apresentação
Apresentação no fórum
Espaço de trocas da turma.
Leitura dos planos e calendário
Disponibilização dos planos e calendário.
Biblioteca
Espaço para tirar dúvidas da condução da disciplina e ambiente
Fórum de Dúvidas Gerais
2ª à 5ª semana
Orientação de estudos da semana 2 até a semana 5.
E-mail, avisos. Biblioteca.
Leitura das orientações
Atividade envolvendo conteúdos de toda a disciplina.
Fórum Avaliativo
Elaboração do trabalho e postagem
Construção de uma atividade envolvendo o conteúdo dos 5 primeiros capítulos.
Fórum Norteador I
Responder às questões propostas
Questões na ferramenta avaliação – 10. Peso: 3.0 para G1.
Ferramenta Avaliação
Realização da atividade avaliativa.
6ª semana
Feedback (opinião, realimentação)
Interação através de fórum
Acesso à NETAULA
7ª à 10ª semana
Orientação de estudos da semana 7 até a semana 10.
E-mail, avisos. Biblioteca.
Acesso à NETAULA
Construção de uma atividade envolvendo o conteúdo dos 5 últimos capítulos.
Fórum Norteador II
Responder às questões propostas
Questões na ferramenta avaliação – 10. Peso: 3.0 para Discursiva.
Ferramenta Avaliação
Realização da atividade avaliativa.
11ª semana
Feedback (opinião, realimentação)
Socialização com professores.
Revisão das atividades
Ações do professor:
Enviar e-mail com boletim semanal aos alunos e/ou fórum mural de recados
Dinamizar fórum social ao longo da disciplina, promovendo o sentimento de turma dentro do contexto Feedback.
Disponibilizar desde a primeira semana o plano de assessoria aos alunos completo e o plano de aulas dos professores, bem como o calendário da disciplina, com datas.
Disponibilizar o plano de atividades na NETAULA, conforme modelo, desde a primeira semana.
Deixar sempre um aviso ativo na NETAULA.
PROCESSO METODOLÓGICO:
O processo metodológico de desenvolvimento das disciplinas ocorrerá através de estratégias de ensino-aprendizagem na modalidade à distância(ON LINE) e presencial – modelo híbrido subsidiadas por:
1.Plano de Ensino-Aprendizagem: planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina: ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina.
2.Plano de Ensino e Tutoria: planejamento das atividades para execução do professor nos encontros presenciais com os alunos. Os professores receberão as orientações para o desenvolvimento do trabalho a ser proposto, assim como as postagens que devem ser feitas nos Fóruns de Integração, a partir das aprendizagens construídas nos encontros.
3.Sala de Integração: ambiente virtual de interlocução e postagens entre os professores da disciplina e a assessoria.
4.Fórum Social: espaço para participação e apresentação do aluno em interação com o professor da disciplina e colegas, bem como socialização de experiências acadêmicas e profissionais.
5.Fóruns Norteadores: espaço destinado à interlocução entre o professor e os alunos com vistas ao desencadeamento dos estudos propostos na disciplina através de debates, reflexões e atividades. Os alunos deverão observar as orientações dadas pelo professor da disciplina e atender a proposta pedagógica de trabalho no que se refere às postagens solicitadas/planejadas.
6.E-mails , Avisos e Murais: ferramentas destinadas às comunicações entre professor e alunos.
7.Boletins Semanais: recurso para comunicação de avisos e organização da agenda semanal de trabalho.
8.Biblioteca Virtual: espaço destinado à disponibilização de materiais fundamentais ao desenvolvimento da disciplina, bem como subsídios complementares que venham a qualificar o processo ensino e aprendizagem.
9.Encontros Presenciais: encontro presencial entre professores e alunos em sala de aula para o desenvolvimento da proposta de trabalho planejada pelo professor da disciplina.
10.Auto-avaliação: espaço para que os alunos se auto-avaliem frente ao processo ensino-aprendizagem.
11.Avaliação da Disciplina: espaço destinado à apreciação dos alunos quanto à proposta pedagógica da disciplina, metodologia, interações, materiais, etc.
12.Leituras: as leituras indicadas deverão ser cumpridas no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor . Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas na Biblioteca Virtual a fim de aprofundar seus estudos e consolidar suas aprendizagens interativamente com o grupo.
13.Reflexões e discussões: Após as leituras, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, idéias e questões. Esses itens formarão a base para a discussão on line – fóruns sociais e norteadores. Os alunos poderão ampliar as questões que estão sendo discutidas e sugerir leituras complementares. O professor postará no fórum as reflexões apresentadas pelo grupo a fim de serem discutidas no decorrer da disciplina.
14.Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo do módulo. Estes exercícios poderão ser individuais ou em grupo conforme a orientação determinada pelo professor da disciplina.
15.Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas etc.) que deverão ser explorados criticamente.
16.Pesquisa de campo: Serão disponibilizadas, conforme a especificidade da disciplina, algumas tarefas que envolvam pesquisas de campo, ou seja, inserção em determinados ambientes institucionais (escola), onde o aluno deverá coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados.
17.Pesquisas teóricas: Serão disponibilizadas, conforme a especificidade da disciplina, algumas tarefas que exigem pesquisas bibliográficas. A apresentação das mesmas deverá obedecer à metodologia científica correta (normas da ABNT).
Vídeo cine: se necessário, o professor da disciplina poderá fazer indicação de filmes, documentários ou pequenos filmes e disponibilizar na biblioteca virtual com o intuito de análise ou problematização dos conteúdos trabalhados.
PROCESSOS AVALIATIVOS: conforme as normas estabelecidas pela escola para os critérios de valores e modalidades avaliativas serão desenvolvidas a partir de três dimensões: avaliação do desempenho do aluno, auto-avaliação e avaliação da disciplina.
a) Avaliação do desempenho do aluno: serão utilizadas técnicas e instrumentos avaliativos adequados às peculiaridades do ensino, com foco desenvolvidos a partir dos conteúdos trabalhados. A avaliação do desempenho do aluno obedecerá aos seguintes critérios:
* Participação dos alunos nos Fóruns Sociais e Norteadores disponibilizados pelo professor responsável pela disciplina na Plataforma Net Aula.
*. Participação: Requer a leitura prévia dos textos indicados, a conseqüente reflexão sobre os mesmos, realização das atividades propostas pelo professor da disciplina e envolvimento nas discussões virtuais e presenciais.
*- Observação: a participação nos trabalhos realizados na escola, monitorada pelo professor.
*_ Avaliação presencial: As avaliações contemplarão questões dissertativas (50%) e objetivas (50%) e deverão ser realizadas presencialmente na sala de aula. A presença do aluno é obrigatória em dia e horário pré-determinados. O aluno deve obter média mínima de 6.0 para ser considerado aprovado na disciplina.
b) Auto-avaliação: em espaço virtual próprio – Fórum para Auto-avaliação, os alunos deverão se auto-avaliarem a partir do desempenho evidenciado na disciplina e das aprendizagens construídas.
c) Avaliação da Disciplina: em espaço virtual próprio, Fórum para Avaliação da Disciplina, alunos deverão apreciar o trabalho proposto na disciplina, bem como fazerem sugestões para aspectos que entendam necessitem ser dimensionados com vistas à qualificação do trabalho pedagógico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: (material didático + 1 Bibl.Virtual + 1 presencial na biblioteca- Conforme normas da ABNT))
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2 ed. São Paulo: Cultrix.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6 ed. Belo Horizonte: Itatiaia Ltda., 2000.
MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira: das origens ao Romantismo. Vol. I. São Paulo: Cultrix, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ABDALA JÚNIOR, Benjamin, CAMPEDELLI, Samira Youssef. Tempos da literatura brasileira. São Paulo: Ática, 2001.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1988.
____ A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 2004.
GONZAGA, Sergius. Curso de Literatura Brasileira. Porto Alegre: Leitura XXI, 2007.
LEITURAS E SITES:
Revista Letras de Hoje (PUCRS); GRAPHOS (UFPB).
www.academia.org.br
www.dominiopublico.br
TEXTOS FUNDAMENTAIS PARA A DISCIPLINA:
LIVRO TEXTO OU PDF
TEXTOS DISPONIBILIZADOS NA BILBIOTECA VIRTUAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário